A Atento foi reconhecida pelo Prêmio WEPs Brasil 2021, com menção honrosa pelas ações de equidade de gênero. A iniciativa é realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e a ONU Mulheres no Brasil. O reconhecimento tem como objetivo promover o empoderamento econômico e a liderança das mulheres como um dos pilares para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo e reconhece os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.

Para Ana Marcia Lopes, vice-presidente de recursos humanos, responsabilidade social e ouvidoria da Atento Brasil, é fundamental ter um espaço produtivo de convivência, interação e diálogo, sem qualquer tipo de preconceito. "Hoje em dia, nós contamos com 69% de mulheres no nosso quadro de colaboradores e 59% delas estão em cargos de liderança. Para nós, criarmos um ambiente onde a mulher tem mais espaço e onde há igualdade de oportunidades, é essencial. Ter esse reconhecimento do Prêmio WEPs, da ONU, mostra que estamos conseguindo influenciar não somente nossos colaboradores, mas também o entorno de nossas operações e contribuindo para uma sociedade mais igualitária", afirma a executiva.

A Atento é uma das maiores empregadoras do país, contando com mais de 70 mil funcionários, e um de seus princípios é a difusão e a valorização da diversidade. Sendo assim, todas as suas ações têm como foco a conscientização, a inclusão e a empregabilidade tanto na contratação de colaboradores quanto na implementação de projetos internos. Além disso, a companhia faz parte do movimento Equidade é Prioridade, do Pacto Global da ONU, onde afirmou seu compromisso em ter 50% de mulheres na alta liderança (cargos C-level) até 2030. Hoje, 46% destes cargos são ocupados por mulheres dentro da empresa.