A realidade das empresas nos dias de hoje se divide cada vez mais entre a complexidade e a competitividade voraz, dada a entrada de novos concorrentes no mercado e a mudança de hábitos dos clientes. Em um cenário marcado por transformações constantes, as organizações têm entendido que a busca pela experiência do cliente é tanto ou até mais importante que a oferta de novos produtos ou preços diferenciados.

É por isso que as companhias veem uma maior necessidade de diminuir as interações frequentes e reduzir os custos investidos no serviço ao consumidor, levando-as a implementação de soluções automatizadas. E a comunicação por canais tradicionais não pode ser desprezada: mais de 80% das pessoas ainda preferem se comunicar por meio de chamadas telefônicas para resolver alguma dúvida com as empresas, de acordo com pesquisa realizada pela Aivo, empresa especializada no desenvolvimento de softwares com Inteligência Artificial (IA).

Tendo em vista essa realidade, a empresa acaba de lançar no Brasil o Voice, uma nova solução de atendimento ao cliente que tem como objetivo entender em uma ligação telefônica a pergunta ou mesmo o que o usuário quer dizer, seja por meio de gírias ou expressões regionais. O Voice entrega uma resposta imediata, sem a necessidade de opções, fluxos pré-determinados e tempo de espera, além de possuir uma capacidade ilimitada de atendimento simultâneo.

Utilizando a inteligência artificial, a interação entre o Voice e o usuário se transforma em uma conversa natural, tendo sempre como objetivo sanar a dúvida de forma imediata. Assim, os agentes humanos podem focar em questões mais complexas do atendimento que o bot não pode solucionar.

O Voice utiliza tecnologias de reconhecimento de voz (Voice Recognition) para transcrever fala para texto em tempo real, além de usar outra solução com inteligência artificial da própria Aivo, o  AgentBot, para compreender o que o usuário precisa, também de forma imediata.  Os assistentes virtuais do Voice interagem naturalmente com as pessoas de maneira assertiva e objetiva, melhorando o nível de experiência de quem está do outro lado da linha.

“A grande sacada do Voice é modernizar uma das plataformas mais usadas pelos usuários quando buscam sanar dúvidas ou solucionar alguma questão. Estamos usando a tecnologia a nosso favor para que tanto os novos canais de comunicação como os mais tradicionais, como a chamada telefônica, incorporem o que o mercado necessita: automação, agilidade e assertividade. É exatamente o que o Voice oferece”, afirma Martín Frascaroli, CEO e fundador de AIVO. 

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