Conquistar, conhecer e fidelizar clientes. É através desse processo que as empresas conseguem crescer, atingir um posicionamento melhor e consequentemente, aumentar sua credibilidade no mercado e seu lucro. Mas como fazer com que esse processo funcione com os clientes da sua empresa?

A resposta é simples: relacionamento. Essa é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Primeiro, é preciso compreender que o comportamento do consumidor está em constante mudança, principalmente quanto aos seus desejos, necessidades e expectativas. Atualmente, quando o consumidor chega até a sua empresa, ele já fez uma pesquisa na internet sobre todas as concorrentes, avaliou os prós e contras dos produtos similares ao seu e espera que a sua empresa ofereça algo a mais. Como afirma Bob Wayland, "o paradigma mudou. Produtos vêm e vão. A unidade de valor, hoje, é o relacionamento com o cliente".

Se a sua empresa quer gerar resultados, precisa se adaptar as mudanças e fortalecer o relacionamento com clientes. Agir pensando no futuro e não apenas no presente, ouvir e entender o cliente, oferecer a solução ideal para o seu problema, são algumas dicas fundamentais para que esse relacionamento dê certo. No cenário atual, o pós venda é quase mais importante que a venda. Você deve estar pensando em como fomentar essa relação, já que os consumidores estão saturados de telemarketing, mala direta, emails, e os vendedores porta a porta estão praticamente extintos, não é mesmo?

E esse é um ponto muito importante do relacionamento com clientes e parceiros: a escolha da ferramenta certa. Com o advento da internet é muito comum que as equipes de venda, sucesso do cliente e suporte, utilizem comunicadores abertos, como Skype e Whatsapp, para os relacionamentos externos. Porém, o que parece estar ajudando pode estar atrapalhando, e muito os resultados da sua empresa. Quem se preocupa com segurança e documentação da troca de informações na empresa, sabe como o uso desses comunicadores é prejudicial. Ao usar o Whatsapp por exemplo, tanto o seu vendedor quanto o cliente, recebem várias mensagens de assuntos pessoais, vídeos que circulam nos grupos e vários outros ruídos. Além de colocar a segurança das informações da sua empresa em risco, tantos dados acabam tirando o foco da conversa. Se a sua empresa ainda não tem esse tipo de preocupação, é hora de parar e refletir, ter uma comunicação interna e externa eficiente é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa.

Para saber como transformar a comunicação interna da sua empresa, confira o ebook gratuito "Os elementos-chave para uma comunicação interna eficiente", acessando o link: http://mais.moblife.com.br/ebook-elementos-chave-da-comunicacao-interna

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