A International Data Corporation (IDC) divulgou um novo whitepaper intitulado “Nearshore in Latin America as a platform for growth” (O nearshore na América Latina como plataforma para o crescimento). A pesquisa, patrocinada pela Atento, provedora de serviços de CRM/BPO, redefine os critérios que as empresas que atuam nos EUA deveriam utilizar ao tomar decisões sobre a terceirização dos serviços de atendimento ao cliente.

A pesquisa menciona que a combinação da proximidade da América Latina com os EUA e da escolha certa da parceira de serviços de CRM/BPO pode representar uma significativa vantagem competitiva e servir como plataforma para o crescimento das empresas norte- americanas diante da crescente demanda de nível dos serviços oferecidos por parte dos consumidores. Além disso, aponta, também, que as reduções de custo em curto prazo e a subcontratação, não são mais os únicos fatores que as empresas devem levar em consideração para selecionar um provedor de CRM/BPO e um destino para a terceirização de serviços. Ao invés disso, a capacidade de um provedor de CRM/BPO de gerar valor durante o ciclo de vida dos clientes se tornou um fator crucial.

De acordo com o Gerente de Pesquisas da IDC, Alberto Belle, autor do whitepaper, a pesquisa identificou que as empresas que atuam nos EUA têm uma nova oportunidade de gerar valor por meio da terceirização dos serviços de gestão do relacionamento com clientes em destinos como México, Guatemala e El Salvador. “Para aproveitar ao máximo essas oportunidades, é fundamental que as companhias selecionem um fornecedor que alie expertise local e regional a um portfólio de soluções adaptadas às atuais demandas crescentes dos clientes – uma combinação que possa aumentar a eficiência e gerar valor durante todo o ciclo de vida do cliente”, complementa.

Além disso, os provedores de serviços de CRM/BPO, mais experientes, poderão ampliar os benefícios exclusivos oferecidos pelos diferentes países, assegurando o cumprimento das regulamentações e dos processos locais, implementando, ao mesmo tempo e com agilidade, os recursos necessários para atender seus clientes.

Já Bruce Dawson, diretor de Nearshore da Atento nos EUA, afirma que para as empresas americanas que buscam uma excelente parceira na gestão de soluções focadas na experiência dos clientes, a Atento na região latino-americana oferece claras vantagens sobre os outros serviços fornecidos em países mais distantes. “Temos uma infraestrutura de última geração e uma grande equipe de especialistas integralmente dedicados a administrar as relações com clientes para empresas líderes nos setores de telecomunicações, varejo e produtos eletrônicos de consumo nos EUA. Aproveitamos a nossa liderança de mercado e nossa expertise na América Latina para apoiar as empresas a identificar e ampliar as oportunidades de geração de valor oferecidas pela região como destino para a terceirização dos serviços de gestão de clientes”, destaca.