Aos empreendedores, não é nenhuma novidade que o consumidor está cada vez mais exigente. Por outro lado, proporcionar uma boa experiência aos clientes ainda pode ser um desafio diário para muitos. Um dos fatores que pode ajudar sua marca a superar tal obstáculo é prestar um bom atendimento. Para ajudar profissionais no ramo de serviços a oferecerem um atendimento de qualidade e atraírem cada vez mais clientes, o GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços do Brasil, elencou dicas que te ajudarão a fidelizar leads. Confira:

1 - Trabalhe a empatia
Da mesma forma que ouvimos o desabafo de um amigo, é importante ter o mesmo cuidado ao escutar a necessidade de um cliente. Entender todo o contexto também vai te ajudar a pensar na melhor solução e que pode ser bem específica, dependendo da situação de cada cliente. E para não haver ruído na comunicação, anote tudo e faça perguntas sobre os pontos que não ficaram claros. Quanto mais você entender sobre o problema do seu cliente, melhor será para definir a solução. Lembre disso!

2 - Venda seu peixe
Desenvolver uma relação de confiança será primordial neste momento, já que o cliente não te conhece. Conte sobre a sua experiência no ramo de atuação, detalhe um pouco mais sobre os tipos de serviços que você exerce e o convença sobre o custo-benefício em te contratar. Se você já entendeu a real necessidade do seu cliente, agora ajudá-lo será mais fácil.

3 - Converse com o cliente durante o atendimento
Depois de negociar como será feito o serviço e alinhar todos os detalhes, não se esqueça que o atendimento ainda será crucial durante a realização do serviço. Ao longo do processo, pergunte a opinião do cliente e certifique-se de que o trabalho está, de fato, atendendo as necessidades dele. Se houver algum ajuste a ser feito, você ainda terá tempo hábil para corrigir e acertar os detalhes.

4 - Mantenha contato no pós-atendimento
Após proporcionar uma ótima experiência, peça para o seu cliente avaliar o seu trabalho e guarde o contato dele para o caso de ser necessário realizar outros serviços futuramente. Além disso, peça para o seu cliente indicar para amigos que estejam precisando de uma ajudinha!

5 - Aprender nunca é demais
Para aprimorar o atendimento, você também pode buscar treinamentos por meio de cursos, que ajudem na capacitação do seu negócio. O Academia Ninja, por exemplo, é um um projeto do GetNinjas que conta com uma série de conteúdos educativos para auxiliar prestadores de serviço a aperfeiçoarem suas habilidades profissionais. Disponível dentro do aplicativo, os profissionais cadastrados têm acesso gratuito a uma gama de vídeos e artigos produzidos por especialistas, desde instruções sobre apresentação e melhor atendimento aos clientes, até a precificação do serviço e administração das finanças.

Pode te interessar

Solução prevê falhas que podem impactar a operação de atendimento ao cliente

Como retomar a confiança do consumidor com o atendimento automatizado

Seja boot ou personalizado, atendimento das clínicas requer preparo especial