A ServiceNow acaba de divulgar os resultados da pesquisa "O estado atual de trabalho: no ponto de ruptura", que revela que a maioria das organizações tem introduzido a automação avançada em seu ambiente de trabalho. Além disso, quase metade dos executivos entrevistados diz que adotará mais esses recursos até 2018 para lidar com o aumento do volume de trabalho. A pesquisa, divulgada durante o Knowledge 17, evento anual da companhia que acontece nesta semana, em Orlando (EUA), aponta que incorporar máquinas à rotina corporativa tende a impulsionar o crescimento da receita, cria novas oportunidades de trabalho e conecta os funcionários de volta às atividades que eles realmente gostam de fazer.
A empresa entrevistou mais de 1.850 líderes corporativos - incluindo vice-presidentes, diretores e gerentes - em sete países para avaliar a carga de trabalho dos líderes organizacionais, o impacto e o uso da automação nos serviços empresariais comuns, bem como conferir as opiniões dos executivos sobre o futuro do trabalho. A pesquisa também avaliou a relação entre níveis de automação organizacional e o desempenho financeiro. Abaixo estão os principais resultados.
Empresas estão se aproximando de um ponto de ruptura e precisam de automação inteligente
- Até 2018, quase metade das empresas (46%) afirma que precisará de mais automação para lidar com o volume de tarefas que está sendo gerado
- Até 2020, quase nove em cada dez empresas (86%) atingirá esse ponto de ruptura
- Mais de três quartos (78%) diz que dados de dispositivos móveis e da Internet das Coisas contribuem para a sobrecarga
- 94% concordam que a automação inteligente pode aumentar a produtividade. Isso inclui inteligência artificial ou machine learning para agilizar a tomada de decisões, para melhorar a velocidade e a precisão dos processos de negócios
- Mais de metade dos entrevistados (54%) começou a usar a automação inteligente em um ou mais processos de negócios
- 87% planejam avaliar ou adotar a automação inteligente em breve
“Em um mundo de casas, carros e comércio cada vez mais inteligentes, o local de trabalho tem sido um obstáculo - mas não por muito tempo”, afirma Dave Wright, diretor de estratégia da ServiceNow. “A mudança para um ambiente corporativo com mais automação está chegando para transformar o trabalho cotidiano”, completa.
Mais automação proporciona crescimento financeiro e promete maior produtividade
- As empresas altamente automatizadas têm seis vezes mais probabilidade de ter um crescimento de receita acima de 15% em comparação com empresas com baixa automação
- Por exemplo, as empresas com mais de 20% de crescimento de receita são, em média, 61% automatizadas, enquanto as com crescimento plano ou negativo são apenas 35% automatizadas
“O retorno financeiro para a automação é um fator que as empresas que não podem ignorar”, enfatiza Wright.
Menos da metade dos processos de negócio são automatizados; RH e SAC são os piores
- Em geral, apenas 42% dos processos de negócios são automatizados, o que faz com que líderes empresariais gastem dois dias inteiros ou 16 horas por semana em tarefas administrativas manuais
- O suporte de TI é o melhor na eficiência dos processos de negócios, enquanto os Recursos Humanos (RH) são os piores
- O RH foi eleito o departamento que “mais precisa de modernização”
- Especificamente, apenas 37% da entrega dos serviços de RH é automatizada e, no serviço de atendimento ao cliente (SAC), apenas 33%. Ao comparar com os serviços de TI, que são 53% automatizados, existe um grande espaço para melhoria em todos os níveis.
Executivos acreditam que automação gera empregos; funcionários temem perder funções
- 79% dos executivos acreditam que a automação pode levar à criação de emprego
- 87% dos executivos dizem que os funcionários estão preocupados em relação aos riscos da automação para o futuro do trabalho
- Os três principais obstáculos para a adoção da automação incluem: compromisso com os recursos (orçamento e pessoal) necessários, resistência dos funcionários à mudança e preocupação com a eliminação de empregos
“A automação trará novas oportunidades econômicas. As empresas precisam desenvolver e evoluir as habilidades de suas equipes para ajudá-las a prosperar em um mundo automatizado”, enfatiza Wright.
Automação estimula a criatividade
- Quase metade (48%) dos entrevistados afirma que o volume de trabalho aumentou 20% ou mais no último ano
- 91% dos executivos dizem que seus funcionários qualificados gastam muito tempo em tarefas administrativas
- 93% acreditam que a redução dessas tarefas estimula a criatividade dos funcionários.
- 82% acham difícil contratar pessoas com habilidades necessárias para crescer seus negócios
- 94% dizem que a automação aumentará a demanda por soft skills, ou seja, colaboração, resolução criativa de problemas e comunicação
“Os funcionários sentem que estão trabalhando um sexto dia por semana. Com processos inteligentes para assumir o trabalho mecânico, a automação vai liberá-los para executarem as funções criativas e inovadoras que desejam”, exemplifica o executivo.
Recomendações:
Para evitar conflitos ao adotar a automação, a ServiceNow lista cinco recomendações para os executivos:
- Identifique os processos de negócios que precisam melhorar em RH, atendimento ao cliente, TI e outras áreas
- Mapeie os serviços empresariais críticos e automatize as cargas de trabalho com inteligência
- Trabalhe com equipes para tratar de preocupações e fornecer tranquilidade para o seu planejamento
- Adote melhores práticas em torno do gerenciamento de mudanças
- Desenvolva e aprimore as habilidades da equipe para ajudá-la a prosperar em um mundo automatizado
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