Sempre preocupada com a questão social, a Flex é apoiadora e patrocinadora do Projeto Saber & Fazer, iniciativa de estímulo ao empreendedorismo jovem em uma escola pública em Santa Catarina. Através de encontros com empresários e professores universitários, a ação tem o objetivo de desenvolver raciocínio lógico, crítica, criativo e inovador voltado à implantação de um negócio em adolescentes.

A ideia do projeto surgiu da estudante de administração de empresas Ana Clara Granzotto, que juntamente com outros 12 alunos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, decidiram criar o Saber & Fazer como parte da disciplina Administração de Projetos. Os estudantes identificaram um modelo de educação desconectado com os anseios da juventude, que mudou radicalmente com as mudanças sociais e tecnológicas dos últimos anos – pesquisa da FGV identificou que 40% dos alunos deixam a escolar por considera-la desinteressante –, e decidiram arregaçar as mangas começar a transformar esse cenário. “Quando começamos a desenvolver o projeto, a Flex foi nossa primeira opção para nos apoiar porque a empresa tem uma identidade muito forte voltada para o social, para a educação e para a formação de pessoas”, conta Giovanna Giroldo, líder pedagógica do projeto.

Durante o mês de junho, serão realizados cinco encontros com todos os alunos do oitavo e novo ano da EEB Getúlio Vargas, escola localizada no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis, que tem como objetivo a fabricação de um produto simples e viável, aplicando conceitos básicos de administração. Entre as atividades que serão desenvolvidas, estão dinâmicas de negociação com fornecedores, preenchimento de tabela de custos e a apresentação de conceitos de marketing, entre outros. Para tornar a experiência mais rica, os empresários de Santa Catarina, Henrique Rosa, Fabiano Merim e Ricardo Araújo, e os professores da UFSC, Marcos Abilio Bosquetti e Maurício Fernandes Pereira, foram convidados a participarem dos encontros passando um pouco de suas experiências.

No final do Projeto Saber & Fazer, será realizada uma feira de empreendedorismo na escola, onde os alunos terão a oportunidade de expor os produtos fabricados nos encontros. Eles apresentarão para pais, alunos, professores e comunidade como conseguiram realizar o projeto proposto e o que aprenderam ao longo da jornada. “O mote da Flex é resultado para todos, não só no ambiente interno da empresa, mas também para a sociedade, então nada mais importante do que incentivar crianças em idade escolar a pensar no futuro para criarem possibilidades, gerando resultados para a comunidade”, comenta Patricia Hostim Rabello, gerente de comunicação e marketing da Flex.

Leia mais

Flex lança Laboratório de Inovação e tecnologia xLab

Flex fecha 2015 com crescimento 35%

Flex patrocina time de futsal feminino de Lages